quinta-feira, 4 de julho de 2013

ESTE É UM MOTIVO REAL E VERDADEIRO DE SE FAZER UM PROTESTO!

O dia em que Dilma cuspiu no rosto de 370.000 médicos brasileiros

Um depoimento real de uma médica ao blog do Ricardo Noblat:

Juliana Mynssen da Fonseca Cardoso
Há alguns meses eu fiz um plantão em que chorei. Não contei à ninguém (é nada fácil compartilhar isso numa mídia social). Eu, cirurgiã-geral, "do trauma", médica "chatinha", preceptora "bruxa", que carrego no carro o manual da equipe militar cirúrgica americana que atendia no Afeganistão, chorei.

Na frente da sala da sutura tinha um paciente idoso internado. Numa cadeira. Com o soro pendurado na parede num prego similiar aos que prendemos plantas (diga-se: samambaias). Ao seu lado, seu filho. Bem vestido. Com fala pausada, calmo e educado. Como eu. Como você. Como nós.
Perguntava pela possibilidade de internação do seu pai numa maca, que estava há mais de um dia na cadeira. Ia desmaiar. Esperou, esperou, e toda vez que abria a portinha da sutura ele estava lá. Esperando. Como eu. Como você. Como nós.
Teve um momento que ele desmoronou. Se ajoelhou no chão, começou a chorar, olhou para mim e disse "não é para mim, é para o meu pai, uma maca". Como eu faria. Como você. Como nós.
Pensei "meudeusdocéu, com todos que passam aqui, justo eu... Nãoooo..... Porque se chorar eu choro, se falar do seu pai eu choro, se me der um desafio vou brigar com 5 até tirá-lo daqui".
E saí, chorei, voltei, briguei e o coloquei numa maca retirada da ala feminina.
Já levei meu pai para fazer exame no meu HU. O endoscopista quando soube que era meu pai, disse "por que não me falou, levava no privado, Juliana!" Não precisamos, acredito nas pessoas que trabalham comigo. Que me ensinaram e ainda ensinam. Confio. Meu irmão precisou e o levei lá.

Todos os nossos médicos são de hospitais públicos que conhecemos, e, se não os usamos mais, é porque as instituições públicas carecem. Carecem e padecem de leitos, aparelhos, materiais e medicamentos.
Uma vez fiz um risco cirúrgico e colhi sangue no meu hospital universitário. No consultório de um professor ele me pergunta: "e você confia?".
"Se confio para os meus pacientes tenho que confiar para mim."
Eu pratico a medicina. Ela pisa em mim alguns dias, me machuca, tira o sono, dá rugas, lágrimas, mas eu ainda acredito na medicina. Me faz melhor. Aprendo, cresço, me torna humana. Se tenho dívidas, pago-as assim. Faço porque acredito.

Nesses últimos dias de protestos nas ruas e nas mídias brigamos por um país melhor. Menos corrupto. Transparente. Menos populista. Com mais qualidade. Com mais macas. Com hospitais melhores, mais equipamentos e que não faltem medicamentos. Um SUS melhor.
Briguei pelo filho do paciente ajoelhado. Por todos os meus pacientes. Por mim. Por você. Por nós. O SUS é nosso.
Não tenho palavras para descrever o que penso da "Presidenta" Dilma. (Uma figura que se proclama "a presidenta" já não merece minha atenção).
Mas hoje, por mim, por você, pelo meu paciente na cadeira, eu a ouvi.
A ouvi dizendo que escutou "o povo democrático brasileiro". Que escutou que queremos educação, saúde e segurança de qualidades. "Qualidade"... Ela disse.
E disse que importará médicos para melhorar a saúde do Brasil....
Para melhorar a qualidade....?

Sra "presidenta", eu sou uma médica de qualidade. Meus pais são médicos de qualidade. Meus professores são médicos de qualidade. Meus amigos de faculdade. Meus colegas de plantão. O médico brasileiro é de qualidade.
Os seus hospitais é que não são. O seu SUS é que não tem qualidade. O seu governo é que não tem qualidade.
O dia em que a Sra "presidenta" abrir uma ficha numa UPA, for internada num Hospital Estadual, pegar um remédio na fila do SUS e falar que isso é de qualidade, aí conversaremos.
Não cuspa na minha cara, não pise no meu diploma. Não me culpe da sua incompetência.
Somos quase 400mil, não nos ofenda. Estou amanhã de plantão, abra uma ficha, eu te atendo. Não demora, não.
Não faltam médicos, mas não garanto que tenha onde sentar. Afinal, a cadeira é prioridade dos internados.
Hoje, eu chorei de novo.
Juliana Mynssen da Fonseca Cardoso é cirurgiã geral no Hospital Estadual Azevedo Lima, no Rio de Janeiro.

“Minha enorme admiração a essa médica que não tenho a honra de conhecer”.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

MONTE ALEGRE - SAÚDE EM DIA: Comunidade do Sobrado já Dispõe de Médica



Em meio a grande dificuldade de se conseguir médicos, a Secretária de Saúde Dr.ª Maria Emília anunciou na manhã desta quarta-feira(03) a contratação de mais um profissional da área médica para atendimento no município de Monte Alegre.

O grande problema que afeta o país e em especial o Rio Grande do Norte está deixando cidades inteiras desprovidas de atendimento médico. Em Natal a saúde amanheceu paralisada, médicos tomaram as ruas em protesto, exigindo melhores condições de trabalho.

Em Monte Alegre o prefeito Severino Rodrigues tem conseguido vencer vários obstáculos e busca melhorar cada dia mais a saúde. A secretária entende a dificuldade de se conseguir médico, mas já conseguiu meios rápidos que vem solucionando o problema na cidade: "Estamos buscando vários convênios com universidades, afim de resolvermos definitivamente os problemas com médicos, um problema que hoje aflige todo o país, mas já conseguimos alcançar alguns objetivos muito rápidos, mas até do que esperávamos, hoje tenho o prazer de anunciar a chegada de mais uma profissional, a Doutora Marina, que já está atendendo na comunidade de Sobrado, na semana passada conseguimos trazer de volta outro médico que já havia trabalhado em Monte Alegre e nos próximos dias estaremos fechando definitivamente este quadro", falou Dr.ª Emília a nossa redação.





POLÍTICA: Olha o PMDB aí gente...

Por Josias de Souza


Saiu pela culatra o plano de Dilma Rousseff de liderar o processo que levaria à aprovação de uma reforma política. A proposta da presidente de realizar um plebiscito em ritmo de truque cinematográfico não foi bem digerida pelos congressistas. Até os seus aliados viram na iniciativa uma manobra para jogar as ruas contra o Congresso. De todas as reações, a do PMDB foi a mais eloquente.

Em duas reuniões –uma da bancada de deputados federais e outra da Executiva nacional—, o partido do vice-presidente da República tomou distância do plebiscito na modalidade ligeira, tal como sugerido por Dilma. E aproximou-se de teses defendidas pela oposição.

Greve do DETRAN Chega ao Fim Sem Que Governo Atenda Pauta de Reinvidicações

Após quase 50 dias corridos e 35 úteis, a greve dos servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) chegou ao fim sem que as reivindicações da categoria fossem atendidas. Com uma pauta que incluía a implantação do Plano de Cargos e Salários, fornecimento de plano de saúde para os concursados que assumiram cargos em 2012, bem como o cumprimento do salário estabelecido no edital do concurso realizado em 2010, a decisão de voltar às atividades veio após uma reunião, na semana passada, com representantes do Governo do Estado. A ameaça de ter o ponto referente aos dias parados descontados no salário e a primeira sinalização de uma possível conversa entre as partes envolvidas seriam os motivos para o interrompimento do protesto.

"Cura Gay" é Arquivado

Por votação simbólica, a Câmara aprovou na noite desta terça-feira, em plenário, o arquivamento temporário do projeto chamado de “cura gay”. Até o PSC, partido do presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Marco Feliciano, encaminhou pela retirada da matéria da pauta de votações. Apenas o PSOL, como uma reação de protesto, votou contra.

O projeto da ‘cura gay’ foi colocado na pauta para ser derrotado após decisão dos líderes. O autor da proposta, deputado João Campos (PSDB-GO), protocolou pedido para retirada da proposta, mas regimentalmente, já que foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos, o plenário tinha de dar aval para a retirada de pauta. A proposta derrubava trechos de uma resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) que impede profissionais de “tratarem” homossexuais.

DIA DE FÚRIA: Revoltado com Atendimento de Uma Loja, Professor Quebra Vários Produtos e Vídeo Vira Sucesso na Internet

Na era da internet não basta fazer o marketing bem feito, mas também é preciso ter uma operação organizada e entregar produtos e serviços de qualidade, já que a voz do consumidor hoje é muito mais poderosa e capaz de arranhar seriamente a imagem de algumas empresas.


No vídeo abaixo, postado no último final de semana, um professor revoltado com o mau atendimento de uma loja de materiais de construção, propositadamente entra na loja para “ressarcir” o seu prejuízo na base das marretadas, quebrando vários produtos.

O vídeo tem mais de 377 mil visualizações no Youtube, o que demonstra a capacidade de viralização de ações extremas do consumidor quando as coisas não dão certo.


CHUVAS EM NATAL: Em Apenas 7 Horas Choveu Mais da Metade Prevista Para Todo o Mês de Julho

Entre a madrugada e a manhã de ontem choveu mais da metade do esperado para todo o mês de julho. De acordo com o meteorologista Gilmar Bristot, da Emparn, foram 120,4 milímetros de chuva em Natal até as 7h da manhã.



Com informações da Tribuna do Norte.

terça-feira, 2 de julho de 2013

ADMINISTRAÇÃO EM AVANÇO

Começaram nesta segunda-feira, dia 1º de Julho as obras de pavimentação da estrada que liga o centro da cidade a lagoa da barrenta em Monte Alegre/RN.

A estrada com a segunda etapa do calçamento facilitará o acesso aos conjuntos Barrenta e Alegreto, melhorando o transito de veículos e pedestres. O prefeito municipal Severino Rodrigues conseguiu uma emenda no valor de 70 mil reais para calçamentos e pretende pavimenta para logo os principais setores da cidade.


"Esta é apenas uma de muitas estradas que trarão o desenvolvimento a nossa cidade", afirmou o prefeito.

EDUCAÇÃO EM DESTAQUE: 2º JORNADA PEDAGÓGICA

O professores do município de Monte Alegre estão participando da 2ª Jornada Pedagógica nestes primeiros dois dias do mês.
A abertura do evento aconteceu nesta segunda-feira(1º) e contou com a participação em massa de praticamente todos os professores do município.

Durante os discursos o Prefeito Severino Rodrigues apresentou o que já foi realizado pela educação do município, o cumprimento dos pagamentos do professores deixados pela administração passada, o aumento salarial, a construção de salas de aulas em duas escolas, o fornecimento de merenda de qualidade e foram mostrados ainda alguns aspectos importantes e investimentos que ainda serão feitos na educação nos próximos meses.

Na próxima segunda-feira(08) as aulas do segundo semestre retornarão normalmente em todas as escolas do município.