sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

CAUSOU ESTRANHEZA?

            Esta foi a observação da senhora ex-prefeita de Monte Alegre, Graça Marques sobre o decreto de emergência do município.
            Será que a ex-prefeita, derrotada na última eleição, onde um dos motivos de sua derrota foi exatamente a falta de competência em sua administração, está tentando enganar e iludir a população montealegrense mais uma vez?
            Quem sabe em que estado encontra-se a prefeitura de Monte Alegre é exatamente quem está no poder neste exato momento, tendo que assumir os rombos deixados pela última gestão.
            Olha o que deu no jornal "NOVO JORNAL" de 23 de Janeiro de 2013:
"QUEIMADOS 2
              Em Monte Alegre, os fiscais da Controladoria Geral da União (CGU) notaram oferta de serviços de má qualidade, postos do programa Saúde da Família sem estrutura adequada, controles de medicamentos inexistentes nos postos, desatualização de cadastro do Bolsa Família (alunos não localizados ou com baixa frequencia), falta de carteira de vacinação (condicionante para o Bolsa Família) e ainda beneficiários com evidência de renda per capita superior à estabelecida na legislação do programa e merenda adquirida com recursos federais e não distribuídas às escolas."
            A nova equipe administrativa está preparando um relatório com todas as dívidas deixadas pela senhora ex-prefeita e tudo será levado à público e encaminhado às redes nacionais de comunicação, Ministério Público, CGU, TCE, Tribunal de Justiça e todos os órgãos competentes que poderão investigar todos os casos em questão.
            Será que a prefeita que GOVERNAVA PARA TODOS achará estranheza neste relatório?
HUM?


E AÍ, PREFEITA?

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

URGENTE: EX-PREFEITA DE MONTE ALEGRE, GRAÇA MARQUES É INVESTIGADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO

Deu nos maiores jornais de circulação do estado:
Tribuna do Norte:


          O Ministério Público investigará as causas que levaram ao decreto de emergência administrativa na cidade de Monte Alegre, documento assinado pelo atual prefeito Severino Rodrigues no dia 2 de janeiro deste ano. Na portaria assinada pelo promotor Mariano Paganini Lauria a ex-prefeita Graça Marques entrou na situação de “investigada”, enquanto o representante do inquérito é o atual gestor do município.
          As primeiras diligências foram para notificar a ex-prefeita Graça Marques, que terá um prazo de dez dias para se manifestar. Já o prefeito Severino Rodrigues deverá encaminhar, no prazo de cinco dias, todos os documentos necessários a investigação do decreto “de situação de emergência administrativa”.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

PROUNI: QUASE 80 MIL ALUNOS TENTAM GANHAR BOLSA

            As inscrições para o PROUNI se encerram nesta segunda-feira(21), às 23h59. E podem ser feitas pelo site do MEC, na página do programa. Os estudantes que conseguirem apenas bolsa parcial podem recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custearem o restante das mensalidades sem necessidade de fiador.
            Até o exato momento já foi registrado parcialmente 795 mil inscrições de alunos que tentam ganhar uma bolsa pelo programa. Este ano, os estudantes estão disputando uma das 162.329 bolsas que serão custeadas pelo governo para cursos superiores em universidades privadas. Cada concorrente pode tentar a bolsa em até dois cursos diferentes, por isso o número de inscrições contabilizadas pelo MEC passa de 1,5 milhão.
            As bolsas podem ser integrais ou parciais e 1.078 instituições particulares de ensino estão cadastradas para participarem do programa e receberem os alunos com estudos custeados pelo governo. Estão aptos a buscar uma bolsa os estudantes egressos de escolas públicas ou que cursaram o ensino médio em escolas particulares porque tinham bolsa integral.
            Como o programa é voltado para estudantes sem condições financeiras de pagar por uma faculdade particular, é preciso que o aluno comprove que tem renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa, no caso das bolsas integrais, e de até três salários mínimos por pessoa, no caso das bolsas parciais.
            Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

A DOR INCESSANTE DO SERTANEJO

Por Carlos Santos

            Difícil acompanhar reportagem de ontem do Fantástico Rede Globo de Televisão, sobre a Transposição do Rio São Francisco, efeitos da seca, sem ficar emocionado. Magoa demais.

            Gado morrendo, sertanejo chorando. Bicho e bicho homem vítimas da insensibilidade de homens e não da seca. Seca não é fenômeno no semi-árido, é o comum.
           Eu confesso-lhe: às vezes evito circular por esse sertão, para não testemunhar tudo isso ao vivo. A gente volta desfigurado emocionalmente. A própria reportagem da jornalista Sônia Bridi eu apenas ouvi; evitei ver.
           Superfaturamento da Transposição do Sâo Francisco é compreensível. Tem que deixar a parte de muitos vigaristas em todo o percurso. Sai caro.

           A gente paga a conta. O sertanejo sofre a dor maior. De novo. Como sempre.