Em votação na Câmara Municipal de Vereadores de Monte Alegre na última terça-feira(05), os vereadores aprovaram por maioria uma nova Lei Municipal requerida pelo Presidente da Câmara, vereador Heriberto de Carvalho Chagas. Por 09 a 01 os legisladores montealegrenses aprovaram o novo nome da comunidade do Comum, zona rural de Monte Alegre, que agora passa a ser chamada de Comunidade de Onofre Lopes.
A decisão foi contestada por alguns moradores da comunidade, inclusive do único vereador que foi contra o requerimento, o Senhor Rivanildo Barreto. No entanto a Lei, pelo que tudo indica foi aceita pela maioria dos moradores da comunidade que estiveram presentes na seção parlamentar.
Mas porque Onofre Lopes?
Um pouco de sua história:

Nascido na comunidade do Comum, Monte Alegre RN, o médico e professor Onofre Lopes foi o primeiro reitor da Universidade Federal do RN. Em junho de 1958 liderou um grupo de professores e convenceu o então governador do estado, Dinarte Mariz a criar uma universidade estadual, batizada na época de Universidade do Rio Grande do Norte – URN. Quando a instituição foi federalizada, em 1960, Onofre Lopes assumiu o cargo de reitor que exerceu por doze anos. Entre suas principais realizações destaca-se a criação do Centro Rural Universitário e de Ação Comunitária – CRUTAC. Onofre Lopes morreu em julho de 1984. Em sua homenagem, o Hospital Universitário foi batizado com seu nome e agora é digno de homenagem por ter seu nome novamente escrito na história ficando para sempre na identidade da comunidade onde nasceu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua mensagem será analisada.